Voip

Na atualidade, o aumento das operadoras de telefonia desencadeou uma baixa considerável nos preços das ligações de longa distância,
e isso não acontece somente devido à concorrência estabelecida entre essas empresas, porém também pelo surgimento de alternativas de comunicações de baixo custo. Entretanto, uma mudança de paradigma começa a ocorrer. Hoje o tráfego de dados começa a crescer mais
que o telefônico e é cada vez maior o tráfego de voz pela rede de dados, alterando radicalmente o transporte de voz. Este artigo vai tratar especificamente da VoIP, sigla de transmissão de Voz via IP. Com ela, espera-se uma redução significativa de custos de telefonia,
principalmente nas ligações de longa distância. A idéia inicial é possibilitar a comunicação de baixo custo dentro das empresas
e fora delas. Segundo a revista “Foco economia e negócios”, de 30 de Novembro de 2005 (http://www.focoeconomia.com.br),
pág. 44, prevê-se reduções de custos de ligações em média de 50% (se DDD), ou de mais de 80% (se DDI).

O VoIP
A Agência Nacional de Telecomunicação - ANATEL tem como definição contida em seu glossário que o VoIP (Voz via IP) é a tecnologia
que possibilita o uso de redes IPs como meio de transmissão de voz. O conceito é simples e consiste em converter os pacotes de
voz analógicos em pacotes digitais e fazê-los trafegar pela internet.

Como funciona o VoIP
De maneira sucinta será explicado como isto acontece:

O usuário retira o telefone IP do gancho;

Nesse momento emite um sinal para a aplicação sinalizadora do roteador de “telefone fora do gancho”;
A parte de aplicação emite um sinal de discagem;

O usuário digita o número de destino;

Esses dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão;

Os gateway comparam os dígitos acumulados com os números programados, quando há uma coincidência, ele mapeia o endereço
discado com o IP do gateway de destino;

A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção
através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PBX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando
o estado da ligação;

Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino;
Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada;

Aí então as extremidades se tornam disponíveis.

Vantagens do VoIP
Algumas das vantagens de se implantar o VoIP estão na relação custo/benefício: reduzir significativamente o custo com telefonia, efetuar
chamadas de longas distâncias a custos locais, integrar telefonias móveis com telefonias fixas, são apenas algumas vantagens
encontradas nesta tecnologia. Outra vantagem é não ter de criar uma outra estrutura para apenas o tráfego de voz, podendo
assim aproveitar a estrutura já existente na empresa. Devido a isto o retorno do investimento é mais rápido.

Dificuldades encontradas
Se a estrutura de rede e os equipamentos forem antigos, as mudanças podem causar um susto pelo preço alto na aquisição de
novos equipamentos como o cabeamento, Hubs, Switches, Roteadores, Telefones IP e a mão de obra especializada. Outra dificuldade
encontrada é em relação ao custo dos equipamentos que ainda são bem altos, por exemplo, um modelo de telefone IP dos mais simples
que se tem à venda hoje, não sai por menos de R$ 250,00. Também existe a limitação das redes IP para se transmitir voz, desta forma
gerando atrasos fixos na transmissão; umas das principais causas de atrasos fixos são: compressão, entre - processos, transmissão,
rede, buffer, descompressão. Outra seria a perda existente na rede, para uma garantia maior seria necessário o aumento da banda, bem
como uma melhoria no aumento no tempo de processamento dos nós.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Voip#Vantagens




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